Comunicação Integrada – sites, redes e material publicitário

Entenda a importância da comunicação integrada para a identidade da sua marca e como uma comunicação única dentro e fora da empresa pode definir a forma com que esta é percebida nos diferentes âmbitos da sociedade, desde como seus funcionários trabalham até como os consumidores se sentem ao realizar a compra.

Tendo isso em vista, é possível afirmar a importância da comunicação integrada e ressaltar a necessidade de se conhecer essa estratégia e colocá-la em prática.


O que é a comunicação Integrada

Comunicação integrada, como o próprio nome remete, é um conjunto de ações que tem como objetivo unificar a voz da empresa. Ou seja, fazer com que exista uma constância daquilo que é transmitido, independentemente do setor ou do canal sendo utilizado.

Para isso, todo o planejamento estratégico da empresa deve estar alinhado e essa comunicação integrada também se estende para diferentes aspectos da empresa, não apenas em relação à publicidade.

Pontos fundamentais da comunicação de uma empresa

Uma boa comunicação inclui coerência, consistência, complementariedade e continuidade, independentemente do canal utilizado, do tipo de mensagem, da área em questão e do tempo.

Em primeiro lugar, de maneira interna, é preciso que todos os colaboradores tenham em mente a missão e os valores e que estes sejam refletidos em todas as atitudes que tomarem ali dentro, principalmente com os consumidores. Essa cultura deve ser difundida em todos os setores, sem exceção.

Em relação aos fornecedores e parceiros, é importante que estes também tenham a mesma voz que a sua empresa, ou pelo menos algo similar. Caso contrário, seu negócio pode acabar perdendo a credibilidade.

Mas, se aplicada de maneira correta, a comunicação integrada pode trazer uma série de pontos positivos.


Benefícios que essa estratégia pode trazer para um negócio

A comunicação integrada, se instaurada de maneira adequada dentro da empresa, pode ser uma excelente vantagem competitiva e trazer uma série de impactos positivos.

Por meio dessa estratégia os seus consumidores podem se conscientizar a respeito da marca, se identificando com aquilo que é passado ou associando com sensações, vontades e momentos. Isso também contribui consideravelmente para a fidelização desses consumidores.

Consequentemente, a promoção acaba sendo mais eficaz, a mensagem passada é absorvida de maneira mais clara e objetiva, o retorno e maior e as vendas também tendem a aumentar.

Com uma comunicação bem estabelecida também é possível identificar a marca e seus diferentes aspectos, como por exemplo por meio das cores, slogans, logotipo, uniforme, métodos de produção ou até mesmo com o tipo de atendimento! Isso é um ponto fundamental para o fortalecimento da marca.

Em relação ao financeiro, uma estratégia única pode trazer uma série de economias. Primeiramente pelo fato de que a comunicação já está “pronta”, sendo necessário só adaptar para cada um dos canais, e também pelo fato de faz com que as estratégias de marketing sejam bem mais eficientes.


Como estabelecer a comunicação integrada

São diversas as áreas que precisam de atenção, mas em geral para estabelecer uma comunicação integrada na sua empresa, é preciso:

  • Ter a missão e os valores bem definidos;
  • Conhecer o público alvo;
  • Planejar;
  • Fazer uso de diferentes canais;
  • Usar estratégias e treinamentos internos;
  • Ter sempre Consistência, Coerência, Continuidade e Complementariedade;

Também é possível contar com a ajuda da 4marketing para te ajudar nesse processo.  Chama a gente!

 Para compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Made with ❤ by 4marketing