Digital-Marketing

O que você precisa saber sobre o Marketing Digital

Entenda o que é o tão falado Marketing Digital, suas principais estratégias e como aplicá-las para beneficiar a sua empresa.

 

Marketing Digital é um ramo da comunicação social que traz a publicidade para o meio digital, utilizando estratégias específicas e, basicamente, revolucionando o mercado publicitário.

Conforme o crescimento do uso da internet, principalmente após os anos 2000, foi se percebendo a necessidade de transformar diversos aspectos do comércio, tanto em relação às vendas como também das maneiras de abordar os clientes.

Consequentemente, o Marketing Digital foi ganhando força e atualmente esse ramo abrange todas as ações de comunicação que acontecem nos meios digitais: internet, telefonia celular, e-mail, redes sociais, e outros acessórios, gerando resultados online e offline.

Essa prática traz uma série de benefícios, principalmente para as empresas, que podem divulgar seus produtos e serviços de maneira muito mais acessível e eficaz. 

 

Por que se utilizar o marketing digital como estratégia dentro das empresas?

Atualmente, segundo dados do IBGE e da Cetic, cerca de 70% de toda a população brasileira está conectada à internet. No mundo, a população Digital gira em torno dos 4.5 bilhões!

Isso faz com que o meio digital seja um dos principais locais para estar próximo e conhecer melhor os seus consumidores.

Nos dias de hoje a primeira coisa que se faz quando precisa de algo é pesquisar na internet a sua solução ou alguma empresa que realize determinado serviço. Ou seja, para ser notado é preciso ter uma presença digital.

A presença digital pode ser percebida de diversas formas, seja com um site, blog ou redes sociais por exemplo. Além do maior alcance, isso também contribui para um aumento na competitividade e na comunicação com o seu consumidor.

O custo que se tem para implementar estratégias de marketing digital também é consideravelmente mais barato do que outras formas de publicidade e traz um retorno consideravelmente maior do que o marketing tradicional, sendo o custo benefício outra excelente vantagem e motivo para o implementar nas empresas.

Por outro lado, essas estratégias tendem a ser um pouco mais complexas para serem bem-sucedidas, afinal é preciso se ter conhecimentos para avaliar métricas, implementar SEO, montar designs, etc.

Em relação às métricas, no meio digital conseguir dados se tornou muito mais fácil, afinal as próprias estratégias de marketing contribuem para conhecer melhor o seu público alvo e assim poder melhorar a experiência desses usuários por meio da mensuração de dados.

 

As principais estratégias e como implementá-las

O Marketing Digital é um ramo bastante amplo e, consequentemente, as possibilidades de estratégias também são diversas. Elas variam conforme a área de atuação da empresa, as características e preferências das personas, os objetivos a serem alcançados, entre outros.

Em geral, as estratégias estão relacionadas principalmente com o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, a Publicidade Digital, o Marketing de Busca e o Branding e Branded Content.

Porém, como citado, é preciso conhecer o seu mercado e o que ele precisa para poder escolher a melhor estratégia para a sua empresa e colocá-la em prática.

Esse processo de pesquisa e implementação nem sempre é simples de ser realizado, ainda mais se levar em consideração as diversas variáveis envolvidas e a importância que essa prática pode ter para um negócio.

E é justamente por isso que muitos empreendedores, principalmente de pequenos e médios negócios, buscam a ajuda de agências especializadas no assunto, como a 4marketing, por exemplo.

 

 

Para compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Made with ❤ by 4marketing